Categorias
Engenharia de Software Java

Compartilhar é motivar e aprender

Nessas últimas semanas adotamos uma prática interessante na empresa, e muito importante, principalmente se sua empresa possui uma equipe mista, com analistas programadores seniores, plenos e juniores.

Em se tratando de Java, muita gente começou com Head First Java, depois foi para o Effective Java, mas nem todos leram o Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software.


O que fizemos foi simplesmente dividir todos os 23 padrões em apresentações individuais e semanais, onde cada membro da equipe ( independente se é senior ou não , se conhece o padrão ou não) apresenta o padrão em meia hora. Ninguém escolheu o que iria apresentar, foi tudo por sorteio. O dia e o horário foi escolhido em comum acordo com todos os interessados: toda terça meia hora antes de começar o trabalho.

O jeito de apresentar é livre, pode montar uma apresentação, levar um livro, mostrar exemplos práticos, fazer a dança do ventre, qualquer coisa!

Depois de cada apresentação, sempre fazemos duas coisas valiosíssimas que não é em livro que se encontra isso:

  1. comparação com outros padrões semelhantes já apresentados – no nosso caso primeiro se falou sobre Singleton e Prototype, ambos são padrões de criação de objetos. Na apresentação do Builder, fazemos uma comparação com o Singleton e com o Prototype, quando se usar cada um deles.
  2. uso do padrão apresentado em projetos – além do projeto atual, pelo menos uma pessoa da equipe já usou o padrão apresentado em algum outro projeto em outra empresa. As diferentes experiências de uso do mesmo padrão facilitam muito o entendimento de quem está vendo pela primeira vez.

Quando eu tive que apresentar o Singleton, eu preferi sair do método convencional de treinamento e comecei direto do prático, sem nem passar pela teoria.

Eu acho que o melhor jeito de se aprender uma boa prática é fazer a maneira trabalhosa primeiro, e depois com algumas sugestões chegar na solução final com o resultado esperado. Mostrar o jeito certo logo de cara não fica muito claro o que se ganha no código.

Além disso, ficaram todas as pessoas que não conheciam o padrão no mesmo computador tentando resolver o problema.

O resultado foi excelente, o pessoal aprendeu bem e os que já sabiam trocaram preciosas experiências!

Coloque isso em prática na sua empresa!

Use o princípio “entendeu? então explica!” para ensinar, motivar e aprender com a sua equipe!

Fernando Boaglio, para a comunidade.

Por Fernando Boaglio