10 dicas de comportamento numa entrevista de TI

10 dicas de comportamento numa entrevista de TI

Entrevistas de TI são diferentes das outras em alguns aspectos, apesar da maioria das dicas se aplicar a qualquer tipo.

interview-handshake

  • pesquise sobre a empresa – já que vai na entrevista de uma empresa, pesquise sobre a situação dela no Wikipedia, no Google, informe-se sobre suas filiais ou clientes. Na hora certa, faça algum comentário do que pesquisou, mostrando ao entrevistador que você se interessa na situação da empresa onde pretende trabalhar.
  • entenda as vantagens e desvantagens dos diversos tipos de contratação – se vai sair de uma contração CLT para PJ (Pessoa Jurídica), ou vice-versa, saiba as vantagens e desvantagens de cada uma. Faça um comparativo das remunerações e gastos com a planilha da Apinfo.
  • saiba os valores de mercado – use sua network para saber quanto o mercado está pagando saber negociar a sua remuneração da melhor maneira. Lembre-se que mesmo os amigos próximos as vezes mentem o seu salário real, portanto seja coerente e antes da entrevista tenha dois números na cabeça: o valor que vai pedir e qual o valor mínimo que você aceita a proposta. Não deixe para fazer as contas na hora da entrevista!
  • seja pontual – perceba que o entrevistador não conhece nada de você, a primeira amostra que tem de compromisso é justamente o horário, portanto um atraso não justificado pode não ser uma grande ofensa, mas pode ser negativo se for um critério de desempate com outro candidato.
  • entre decidido no que fazer – já vi uma entrevista durar menos de cinco minutos quando perguntaram ao candidato o que ele pretendia e ele respondeu que estava indeciso: “já temos indecisos demais por aqui, passar bem”. É normal um certo nervosismo ou incerteza da mudança de emprego, mas procure já pensar no que pretende fazer no ponto de vista de emprego e de carreira antes da entrevista.
  • seja claro e objetivo – em um processo seletivo com mais de dez candidatos, o entrevistador já não tem a mesma paciência com todos, portanto responder de forma clara e direto ao ponto é uma vantagem certa.
  • não omita outros processos seletivos – não é nenhuma ofensa mencionar que está fazendo entrevistas em outras empresas, o que é chato é não mencionar isso na entrevista e depois de ser contratado largar a empresa porque passou na entrevista em outro lugar.
  • esclareça os seus próximos planos – se lhe for perguntado, informe os seus próximos planos de carreira, estudos e cursos planejados.
  • mande um email para o entrevistador – no dia seguinte da entrevista, mande um email para o entrevistador agradecendo a oportunidade. Esse gesto além de educado, pode ser favorável em uma regra de desempate com outro candidato.
  • não invente nada sobre sua experiência – a pior coisa que um entrevistador pode descobrir é que contratou algo que não existe, ou seja, pagar alguém com uma experiência que não tem. Já vi casos que o entrevistador não contratou pessoas autointituladas como seniores e preferiu contratar um pleno que admitiu pouca experiência no assunto, mas garantiu resultador em pouco tempo.
  • Seguindo essas dicas, conseguir passar uma boa impressão em entrevista e uma boa vaga é questão de tempo, boa sorte!

    Fernando Boaglio, para a comunidade.


    About Author

    Fernando Boaglio

    ???

    Arquivos