Categorias
Engenharia de Software

O papel do papel

Não sei se vocês já pensaram no assunto, mas desde que o mundo é mundo se não fosse pelo papel nós estaríamos ainda morando em aldeias e caçando animais com uma lança.

Exagero meu?
Olhe ao seu redor e escolha a invenção mais complexa.
O que seria, um computador, um celular?
Essas e muitas outras grandes idéias da humanidade começaram em um simples pedaço em papel!

Não acredita? O que acha do projeto do primeiro telefone ?
Do primeiro avião ?
E que tal da capital do Brasil ?

Essa introdução inicial é apenas para você olhar os protótipos em papel com menos desprezo. Quando se trabalha em TI e propõe um protótipo em papel, parece que está fazendo uma piada de mal gosto: “poxa, vocês são de TI, não tem algo mais moderno não?“.
Tem, claro que tem, Dreamweaver, Flex Builder, ou até o Microsoft Powerpoint / OpenOffice Impress, mas a questão aqui é outra.

Uma maneira muito prática e fácil de trabalhar é com exibir a sua aplicação ao cliente com protótipos em papel .

Nesse site tem um bom resumo desse assunto, vou traduzir o que é comentado lá:

    • Que tipos de interfaces podemos criar com protótipos? A criação de protótipo pode ser usada virtualmente para qualquer tipo de interface de homem-máquina – um software, um site, um dispositivo portátil, e até mesmo um hardware. A proposta é ter uma rápida resposta de seus usuários enquanto a coisa está (literalmente) no papel.” Alguns preferem desenhar, outros preferem trabalhar em cima de impressões.
    • Como criar protótipo no papel está relacionado com usabilidade? É possível conduzir testes de usabilidade em interfaces reais, e protótipos podem ser usados para criar idéias novas de design e conduzir uma revisão da interface.

  • Quais habilidades eu preciso? Você não precisa ser um artista gráfico ou um engenheiro de software para criar um protótipo em papel, essas habilidades podem ser úteis se você realmente implementar o layout na tecnologia escolhida. Se você tem idéias para sua interface e consegue desenhá-las ( alguns rabiscos são suficientes ) , então você pode fazer um protótipo em papel.


Num site bem conhecido de boas práticas de padrões de web, fala-se um pouco sobre esse assunto.

Esse outro artigo detalha as cinco dicas para fazer um bom protótipo em papel em diferentes situações.

Nesse outro artigo temos uma seqüência de 8 imagens que mostram uma equipe criando e exibindo o protótipo em papel aos usuários.

E qual o motivo principal para adotarmos papel ?

Agilidade!

Fernando Boaglio, para a comunidade. =)

Por Fernando Boaglio