Categorias
ferramentas Linux

Acesso remoto, diferentes plataformas, mesmos problemas

Com o crescimento da banda larga em nosso país, aumentou também a quantidade de membros do grupo tão detestado pelas empresas que disponibilizam esse serviço: os heavy users.

Esses são aqueles usuários que usam seus computadores não só para escrever documentos, ler emails e jogar um game; mas também para baixar e compartilhar toneladas de filmes, animes, softwares, músicas, comics, imagens de jogos de PC,PS2,e por aí vai.

Normalmente essas máquinas tem um servidor de FTP, DC, BT ou algo parecido para disponibilizar esses arquivos. Esse perfil leva a termos máquinas rodando 24h por dia.

Todo mundo estuda, trabalha, ou em algum momento está longe de ser desktop/servidor e aí gostaria de dar uma olhada no que está acontecendo. É aí que entra o acesso remoto.

Não vou comentar sobre as soluções pagas, que usam criptografia simétrica e assimétrica, VPN, nada disso, vou focar em soluções simples que atendam as configurações dos ambientes desktop mais comuns dos heavy users hoje em dia: Windows e Linux.


Vou ilustrar as diferentes combinações de plataformas e comentar as soluções disponíveis:

1.Estou em um [WINDOWS] e quero acessar um [WINDOWS]

O Remote Desktop é uma excelente alternativa criada pela Microsoft para controle total da máquina, tem-se a impressão que você está mexendo localmente na máquina, de tão bom que é a simulação.

O VNC e seus derivados é uma boa opção também, criado pela AT&T, consegue administrar facilmente não só estações com Windows XP, mas também com Windows 2k,9x. É necessário instalação completa na máquina remota e instalar somente a parte client na máquina local.

Remote Desktop


2.Estou em um [WINDOWS] e quero acessar um [LINUX]

O VNC também existe e é uma opção interessante, já que é fácil de instalar em qualquer distribuição Linux. Entretanto um problema comum da versão do VNC para Linux é que ele não aproveita o ambiente gráfico aberto, ele abre um novo ambiente gráfico, o que muitas vezes é ruim, se por exemplo você deixou o Azureus aberto baixando coisa e quer ver se ele já baixou tudo.

Uma solução para esse problema é o uso do X11VNC, uma solução que é semelhante ao VNC, pois aproveita o ambiente gráfico em uso para compartilhar, sem a necessidade de criar um novo.

Se for problemas de Firewall você só consegue acessar fora pelo browser, então uma boa opção é o Webmin, que não vai te dar um ambiente gráfico para manipular, mas oferece diversas ferramentas para rodar comandos na shell, gerenciar arquivos, processos, entre outras coisas.

3.Estou em um [LINUX] e quero acessar um [LINUX]

As três opções anteriores que citei se aplicam aqui, e também o KDE oferece uma opção nativa de conexão remota.

4.Estou em um [LINUX] e quero acessar um [WINDOWS]

Além de todas as opções dos itens 2 e 3, é possível também estações linux acessarem máquinas Windows para usar o serviço do remote desktop através de programas como Rdesktop.

Quem souber de outras boas opções, comente! =)

Fernando Boaglio, para a comunidade. =)

Por Fernando Boaglio