O mercado Java cresceu traumatizado com as literaturas em português. No meio de traduções bizarras e ter que esperar um mês para o seu livro da Amazon chegar ao Brasil, o profissional se acostumou com isso nas últimas décadas e a reação esperada ao pegar uma literatura é no mínimo uma leve desconfiança do conteúdo.
Naturalmente eu também fiquei desconfiado, mas como conheço pessoalmente alguns dos autores, comprei o livro de Introdução à arquitetura e design de software – uma visão sobre a plataforma Java.
Para minha surpresa, mesmo para quem tem experiência no assunto, é uma leitura bem agradável e rica em exemplos, dou destaques aos capítulos 2 da Java Virtual Machine , o 6 de decisões arquiteturais e o 7 de REST.
Não é nada fácil fazer um livro desse tipo, que envolve diversos conceitos, comparações , assuntos que não são triviais para explicar.
Vou listar alguns pontos positivos do livro:
- objetivo
- bem organizado
- conteúdo bem atual e com exemplos interessantes
- rico repositório de referências
- interessante prefácio de Jim Weber
Estou com a primeira edição e não vi a segunda, mas acredito que existam alguns pontos para melhorar:
- Diminuir os erros de digitação
- Faltou detalhamento da visão geral de performance de um sistema Java
- Não encontrei os links para as referências no site que o livro descreve
- Faltou um texto sobre ambiente em cluster, o comportamento Java nessa arquitetura
Algumas pessoas que leram o livro reclamaram que existe muita referência aos frameworks criados pela Caelum. Eu não entendo qual o drama disso, afinal os autores são de lá e o livro originou-se do curso deles. Percebam que é perfeitamente comum você ler um texto de Java da Oracle e eles mencionarem o JDeveloper, ou um texto da IBM que mencione o DB2.
No geral é uma leitura obrigatória para qualquer profissional Java, eu recomendo.
Espero que os autores encontrem mais tempo para novas literaturas, pois a comunidade brasileira precisa de bom conteúdo tecnológico.
Fernando Boaglio, para a comunidade.