Linux eh bem conhecido como sendo difícil de usar e, geralmente, não muito amigável. Sendo um pouco fã de UNIX , eu não tenho certeza se eu concordo ou não com isso.
O Oracle é parecido, eu acho. No início é difícil manipulá-lo, mas é difícil trabalhar com qualquer outro RDBMS (Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacional) quando já se está costumado.
Combinando os dois, lembre-se que 8i é somente uma segunda versão, e você perceberá que isto não será tão simples mesmo se você está familiarizado com ambos.
Eu estou, mas tive problemas. Muitos problemas foram estupidez ou presunção, mas eu documentei tudo.
Em primeiro lugar, esse documento eh para pessoas que queiram instalar o Oracle 8i versão 8.1.5 no RedHat Linux 6.0.e qualquer outra configuração reduzir as chances de uma instalação bem sucedida (eu tentei a princípio escrever esse guia para todos os tipos de Linux e as versões recentes de Oracle, mas a sua estrutura não era clara e não foi tão útil para todos) .
Para diferentes distribuições as chances de uma instalação bem sucedida são boas, especialmente se você usar distribuições baseadas no RedHat, como por exemplo o Mandrake. Novamente, acesse o meu site se tiver problemas com outras distribuições.
Se você quer instalar a 8.0, eu recomendo tentar Linux Journals guide, e se você quiser instalar qualquer versão anterior, você terá que usar a versão para SCO e seguir as instruções de Paul Haigh's Oracle Database HOWTO.
Se você está tentando instalar a versão 'correta', qual a experiência necessária que você precisará ?
Talvez a maneira mais fácil seja eu escrever sobre minha experiência, se a sua for semelhante nós estaremos indo pelo mesmo caminho. Eu tenho usado vários tipos de Unix com Oracle nos últimos anos. Em casa eu tenho usado Linux desde 1994 e eu venho usando Solaris e HP-UX desde 1992. A primeira vez que mexi com Oracle foi em 1996 e tenho trabalhado com ambas versões 7 e 8. Eu sou basicamente um desenvolvedor, mas já fiz trabalhos de DBA (Administrador de Banco de Dados) e de Sysadmin (Administrador de Systemas).
Resumindo, eu me viro muito bem com Unix e eu sei bastante sobre a terminologia Oracle. Você precisará das duas coisas para encarar o resto desse documento. Mas não se preocupe se você não for experiente, siga as instruções com cuidado e continue fazendo perguntas. A comunidade Linux é solidaria, mas não espere uma resposta se você nem ao menos fez esforço para resolver o problema por si próprio.
Depois de seis meses de frequentes, raramente grandes, atualizações esse documento agora parece estar estável ao ponto onde somente novas atualizações da Oracle pedem uma nova versão. Como eu já disse, vale a pena olhar no meu web site para quaisquer atualizações, principalmente se essa versão não responde às suas dúvidas. Você irá achar mais material de Oracle e Linux também.
Você terá o que você pagou. Eu não ofereço garantia nenhuma de nenhum tipo, implícita ou explícita. Eu irei ajudá-lo onde eu puder, mas legalmente falando não conte comigo.
Este HOWTO foi escrito por Stephen Darlington. Não poderia ser criado sem as constantes sucessivas perguntas e respostas da Oracle Technet e da Usernet news-groups. Portanto, obrigado ao pessoal que continua colocando mensagens e desculpas a todos porque eu não posso agradece-los individualmente!
Agradecimentos às seguintes pessoas, sem ordem de preferência, pela contribuição para esse documento: Ton Haver, Guy Cole, Iain Frerichs, Albert Braun, Steve Morando, Krill Kokoshka, Brain Slesinsky, Galen G Burk e Bill Gathen.
Eu aprecio qualquer retorno construtivo para esse HOWTO e qualquer assunto importante voltado a Oracle ou Linux. Entretando, se você tiver alguma dúvida é melhor perguntar em um newsgroup onde outros poderão se beneficiar das respostas. Mande um e-mail pra mim no endereço stephen@zx81.org.uk.
Este documento tem copyright 2000 Stephen Darlington. Você poderá usá-lo e reproduzi-lo livremente, desde que:
Estas restrições tem o intuito de proteger alguns leitores de versões erradas e não originais. Se voc6e acha que o seu caso é uma exceção, pergunte-me.
(Essas informações de copyright notice foram inspiradas no HOWTO de Eric Raymond.)